Guia de implantação de processos de certificação profissional. SENAI
A educação é o pilar fundamental para qualquer plano de crescimento econômico e social de um país. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em seu compromisso com oferecer Educação Profissional e Tecnológica de excelência para a indústria e o país, tem um papel fundamental nesse contexto.
Mas é impossível pensar nesse desafio sem considerar o cenário atual do mundo do trabalho, do conhecimento e do ensino. O mundo do trabalho está sendo desenhado, cada vez mais, a partir do desenvolvimento e do emprego de tecnologias complexas, agregadas à produção e à gestão. Isso exige do trabalhador um nível de escolaridade e de qualificação cada vez mais elevados.
A falta de profissionais qualificados deve ser entendida no contexto do analfabetismo e da demanda por escolaridade. Um número expressivo de brasileiros é considerado analfabeto funcional. Somam-se a este número os brasileiros que concluíram o Ensino Médio, mas não conseguem melhoria nas condições de emprego por não terem suas competências profissionais reconhecidas. A maioria dos trabalhadores sem qualificação profissional depende do trabalho informal, sujeitando-se a uma situação de não acesso e à impotência diante do progresso científico e tecnológico do mundo do trabalho.
O reconhecimento e a certificação de saberes profissionais, por um lado, contemplam grande parcela de brasileiros que não possui sequer a Educação Básica obrigatória completa e aqueles que ainda não são al fabetizados, estando ora desempregados ora colocados no mundo do trabalho informal ou formal, mas em condições precárias; por outro lado, podem estimular o retorno de adultos para a escola.
A função social relevante que a certificação de saberes profissionais cumpre é o reconhecimento de aprendizagens geradas nas experiências de trabalho, contemplando conhecimentos, habilidades e boas práticas adquiridas pelo trabalhador na sua lida cotidiana. Isso gera certo entusiasmo de ascensão em sua vida profissional e em sua educação.
Este documento tem como finalidade subsidiar os Departamentos Regionais (DRs) e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do SENAI no desenvolvimento de ações de Certificação Profissional para o reconhecimento formal de competências profissionais obtidas a partir de experiência de vida, de educação e de trabalho, necessárias à inserção no mundo do trabalho ou requeridas para o exercício profissional.
Com o Guia de Implantação de Processos de Certificação Profissional, dá-se mais um passo em direção à unidade e ao alinhamento das ações de Educação Profissional, fortalecendo a atuação do SENAI como um todo. Este documento deve ser considerado em permanente construção, estando sujeito a revisões periódicas em função de ajustes e aprimoramentos propostos pelos Regionais e pelo CETIQT e de mudanças na legislação e nas normas educacionais.