Contribuições para o debate sobre Objetos de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências profissionais

Um dos objetivos da rede que coordena OIT/Cinterfor é a gestão do conhecimento em torno dos temas que as instituições de formação profissional identificam como prioritários.
A necessidade de facilitar o acesso à formação e ao emprego para maior quantidade de pessoas em um contexto regional de grande heterogeneidade social e produtiva, levou às IFP a explorar inovações, procurar soluções criativas e utilizar em forma crescente a tecnologia para responder às necessidades diversas e mutuantes. Nesse contexto, verificou-se o interesse crescente, os quais estão vinculados à aprendizagem e desenvolvimento de competências, para colaborar e responder aos desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas pelos objetos de aprendizagem (OA).
A concepção de novos espaços de construção coletiva do conhecimento, uma característica distintiva da formação profissional (FP) na região, oferece a oportunidade de gerar um quadro metodológico sobre o desenho, uso e garantia da qualidade dos OA com o propósito de:
- contribuir para a aquisição, desenvolvimento e atualização de competências,
- contribuir para a facilitação dos processos de aprendizagem,
- impulsionar um papel protagonista das pessoas em sua aprendizagem ao longo da vida.
Este documento é o resultado de um processo de construção coletiva do conhecimento entre diferentes IFP, que instala uma reflexão sobre os OA.